- localiza bem (usa o mecanismo do google maps)
- o endereço pode estar em vários formatos (endereço, bairro, rodovia, país...)
- permite verificar e corrigir o endereço.
Essa última razão é a mais importante quando se trabalha com muitos dados (já localizamos mil endereços com ele. Ter como conferir as localizações era estritamente necessário).
Conferindo e corrigindo endereços
Veja como conferir os endereços localizados e corrigir o endereço quando necessário:(As coordenadas no vídeo foram conseguidas usando o QGis. Veja abaixo outras opções)
O filtro permite que você escolha um campo da tabela para ver uma parte dos dados por vez. Dependendo de como estão os dados, é bom filtrar por bairro ou regional, assim é fácil de ver os pontos errados (outliers), pois estarão mais longe. O filtro é fácil de ser usado, há um botão Filter logo acima do mapa. As opções para filtrar aparecem no painel à esquerda.
Formato de coordenadas
O endereço que o mecanismo do Google não encontrou foi substituído por um par de coordenadas. As coordenadas precisam estar nesse formato:YY.YYYY, XX.XXXX
Sendo:
Y=Latitude
X=Longitude
Vírgula para separar os dois números
Ponto para ser o divisor de números inteiros e decimais
(no lugar da vírgula que usamos no Brasil)
Nesse caso as coordenadas foram coletadas no QGis e invertidas (formato: LAT,LONG) para que o Fusion Tables encontre o local exato.
Como conseguir as coordenadas
O par de coordenadas para o local desejado pode ser conseguido de várias formas. Na seção Mapear tem várias ferramentas para trabalhar com coordenadas. Abaixo as opções mais adequadas para este trabalho com o FusionTables:1. Um site que fornece coordenadas
Este site dá a coordenada para o ponto que você escolhe no mapa: http://itouchmap.com/latlong.htmlVeja outro exemplo usando este site:
Ao clicar no ponto (marker), no balão que se abre já é possível copiar as coordenadas no formato que o FusionTables entende:
Ou ainda, no mesmo site, logo abaixo do mapa tem as coordenadas no mesmo formato. Lembre-se de que para o FusionTables achar corretamente as coordenadas devem estar na sequência explicada acima.
2. Usando o Google Maps Antigo
Se você ainda é um sortudo que tem acesso ao Maps antigo – antes das modernas atualizações que o deixam mais lento e sem as opções que haviam antes – você pode usá-lo para conseguir coordenadas. No painel à esquerda, role até o final e selecione o link pequeno em azul: Labs do Google Maps (Maps Labs).Na nova janela, ative as opções relativas a coordenadas (ou a LatLng).
Depois disso clique no mapa com o botão direito e selecione a opção "Posicionar marcador do LatLng"("Drop LatLng marker"). O balão que aparece contém as coordenadas em texto pronto para ser copiado (às vezes não está pronto, tem que trocar o divisor de decimal de vírgula por ponto)
3. Usando o QGis
QGis é um software open-source para trabalhar com mapas. Se você tem mapas em shapefile pode ser muito útil trabalhar com ele. Para instalar o plugin de coordenadas vá no menu Plugin > Manage Plugins e marque o Coordinate Capture:O plugin habilita um painel; clicando no botão Start Capture habilita a ferramenta. Clique no mapa e a coordenada é salva no painel, e pode ser copiada. (Atenção: para o FusionTables, estas coordenadas devem ser invertidas para: Lat, Long).